São Paulo – O preço de aluguel de imóveis anunciado em 15 cidades brasileiras fechou 2017 com queda de 0,69%, sem considerar a inflação, segundo o Índice FipeZap. Foi o terceiro ano consecutivo de retração. Em três anos, o preço do aluguel acumula queda de 7,1%.
A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta inferior ao aumento generalizado dos preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.
Em dezembro, o preço do aluguel teve uma ligeira alta de 0,09%, segundo o índice.
A retração em 2017 foi influenciada pela queda expressiva dos preços em cid ades como Rio de Janeiro (-8,49%), Niterói (-7,20%) e Campinas (-3,40%). Já entre as regiões que registraram aumento de preço no ano, destacam-se Recife (+4,98%), Curitiba (+3,99%) e Florianópolis (+3,15%).
O valor médio do aluguel de imóveis anunciados nas 15 cidades encerrou o ano valendo 28,25 reais por metro quadrado. São Paulo se manteve como a cidade mais cara do país, com metro quadrado de 35,76 reais. Já a cidade com menor valor médio do metro quadrado, de 15,08 reais, foi Goiânia.