sexta-feira , 12 julho 2024

COFECI lança nova ferramenta para avaliadores de imóveis

O Sistema COFECI/CRECI lançou uma novas ferramentas online  para o avaliadores de imóveis.

Para facilitar a vida dos corretores de imóveis e dar suporte aos avaliadores inscritos no CNAI, o Cofeci lançou uma nova plataforma em seu portal, por meio da qual será possível:

– Emitir e Renovar o Certificado de Inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI);

– Autorizar a divulgação dos dados de contato (endereço, e-mail, telefone) no portal do Cofeci;

– Emitir a Declaração de Avaliação Mercadológica com Selo Digital e consultar documentos já emitidos (há uma lista e é possível gerar um PDF ou um QR Code);

– Emitir segunda via de boleto.

 

Os Corretores de Imóveis Cadastrados no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) receberão por e-mail uma senha para acessar a Plataforma.

Para acessar  – Para acessar a ferramenta o corretor deve acessar www.cofeci.gov.br e ícone “Área Restrita do Avaliador de Imóveis (Selo Digital)”. O login é o mesmo número do CNAI com pelo menos 6 dígitos (Ex. o login do CNAI é nº 123, é 000123 e a senha é o número do seu CRECI).

Selo Virtual Certificador – Todo Corretor de Imóveis inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários tem direito à utilização do selo certificador, que é fornecido pelo Conselho Regional da sua jurisdição e que deve ser afixado em cada Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica de sua autoria.

O selo certificador tem numeração individual e sequenciada, com mecanismo que permite autenticação e certificação de código de segurança. Agora este Selo poderá ser adquirido gratuitamente através da Plataforma do CNAI ao emitir a declaração de avaliação mercadológica digitalmente. Antes deste lançamento era preciso solicitar o selo ao Creci mediante o pagamento de uma taxa correspondente a 10% do valor da anuidade-base do exercício. O Conselho Regional arquiva uma via da Declaração de Avaliação Mercadológica, juntamente com uma via do correspondente Selo Certificador.

Agora este arquivo estará disponível digitalmente através da nova plataforma, mas também será mantido nos arquivos dos Crecis.

O Selo Certificador sempre ficará vinculado ao correspondente PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

About Natália Rezende