quinta-feira , 21 novembro 2024

Saiba como tirar sua carteira de corretor de imóveis

Assim como um advogado precisa ter um registro na OAB para exercer a sua profissão, os corretores de imóveis também necessitam de um documento para atuar no Brasil, independentemente do estado em que vivem. Para estes profissionais, o CRECI é o que garante todos os direitos e deveres.

No entanto, ao contrário do exame da OAB, o CRECI é um curso que pode ser realizado por qualquer pessoa, que não precisa ter como pré-requisito um curso superior.

Se você tem interesse em trabalhar no mercado imobiliário, é essencial que você saiba todos os detalhes sobre esse documento. Confira o post sobre o assunto!

O que é CRECI?

Somos o órgão responsável por toda fiscalização e regulamentação do setor de corretagem imobiliária. Ele foi fundado em 1962, mesmo ano de criação do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI). Apesar de ter autonomia para se autogerir, essa entidade precisa prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). Cada estado brasileiro possui uma sede regional que pode atuar dentro de cada comarca.

O CRECI também é utilizado para denominar o registro que qualifica o corretor de imóveis. Sem esse registro o profissional não pode atuar na área de forma legal.

Como tirar a carteira de corretor de imóveis?

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que desejam atuar como corretores de imóveis é como obter o CRECI. Por isso, confira o passo a passo para tirar o documento:

1. Faça um curso reconhecido pelo CRECI
O primeiro passo para iniciar a sua jornada para se profissionalizar é fazer um curso credenciado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) que seja aprovado pelo CRECI. É necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

Dentre as opções estão o de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) e de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários.

2. Realize o estágio obrigatório supervisionado
Todos os cursos reconhecidos pelo CRECI têm como etapa o estágio profissional. Ele deve ser realizado na sede regional, em uma imobiliária ou por um corretor autônomo licenciado.

Para solicitar o estágio, o interessado precisa procurar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins.

3. Solicitar o registro no CRECI
Após a finalização do estágio e a obtenção do diploma em um curso CRECI reconhecido, é necessário solicitar o registro definitivo diretamente na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu Estado.

Nos sites de todas as entidades regionais estão disponíveis os formulários que devem ser preenchidos para o requerimento e quais documentos e comprovantes precisam ser apresentados.

No caso da regional Tocantins, basta acessar crecisto.gov.br, clicar em corretores e em seguida em formulários. Lá é possível obter todas as declarações, inscrições, fichas e formulários que precisam ser preenchidos e entregues.

4. Acompanhar o processo junto ao conselho
Após a solicitação, a inscrição é enviada para o plenário do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, onde é analisada por uma comissão específica. Todos os documentos, declarações e comprovantes serão avaliados quanto a sua legitimidade e verificado se é necessário a apresentação de mais algum documento.

Caso a inscrição seja aprovada, a pessoa que fez o requerimento deverá se apresentar na sede regional munida dos documentos de identificação e comprovante de formação profissional para a execução de um ato solene.

Nesse evento, o requerente receberá o seu registro definitivo e o direito de exercer a profissão de corretor de imóveis. Todo esse processo, caso não haja a necessidade de apresentação de novos documentos, dura em média 90 dias.

Quem pode tirar o Creci?

Para se tornar profissional do ramo imobiliário, o interessado deve ter idade maior que 18 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Cumprindo esses requisitos, basta realizar os passos que citamos acima.

Quanto custa a carteira de corretor de imóveis?

Para solicitar o registro definitivo de corretor de imóveis junto ao Conselho é necessário pagar uma taxa. O corretor de imóveis também precisa pagar uma anuidade para deixar o documento ativo.

Os valores variam conforme o Estado que o profissional reside, mas a taxa custa em média R$ 600,00 e a anuidade, R$ 1300,00.

Quais as vantagens de ter a carteira para corretor de imóveis?

Se você deseja se tornar um corretor de imóveis, saiba que o CRECI oferece uma série de vantagens. Uma delas é que você poderá atuar de forma legal, e terá auxílio da entidade do seu estado.

A grande maioria das imobiliárias contrata apenas profissionais que tenham esse registro comprovado. Logo, ele é essencial para quem deseja conquistar uma vaga nestas empresas

A partir do momento que você tem o CRECI, também é possível participar de cursos, palestras e capacitações oferecidas pela entidade. Dessa maneira, o profissional pode aperfeiçoar suas habilidades de corretagem de imóveis sempre que necessário. Isso garante o seu crescimento na área e o sucesso nas suas negociações.

A carteira de corretor de imóveis é uma exigência da lei, mas mais que isso, ela fornece maior credibilidade ao profissional do ramo. Procure um curso credenciado do CRECI e inicie já o processo para adquirir sua carteira e corretor de imóveis!

Fonte: Blog Jeti Mob

Sobre Waleson Matheus Mourao de Abreu