A primeira etapa das ações “Palmas em guerra contra o mosquito”, realizada em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins (CRECI-TO) teve inicio nesta quinta-feira, 3, já detectou focos de aedes aegypti em imóveis no centro de Palmas.
Até o final deste mês, a previsão é vistoriar mais de 500 imóveis. “Temos hoje em Palmas, 2.500 imóveis para locação e venda, mas apenas 500 devem ser vistoriados pelas condições, porque os outros são apartamentos”, destacou o presidente do CRECI-TO, Jannair Alves de Souza. Segundo o presidente, a participação das imobiliárias é fundamental para que os agentes consigam chegar nos imóveis fechados, aos quais as equipes não têm acesso. De acordo com estimativa do Ministério de Saúde, 60% dos focos do mosquito são encontrados em residências.
Para o agente de saúde José Pereira da Silva, o cuidado deve ser redobrado. “Encontramos focos na piscina de uma casa na 108 Sul. O procedimento agora é passar uma notificação que vai passar pela equipe do CCZ, que virá até o local jogar um produto na piscina e fazer uma notificação para os proprietários”, disse.
Vale ressaltar que o aedes aegypti não só transmite a dengue, como também a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, e que todas essas doenças têm consequências extremamente negativas para a população.
Para o secretário Municipal da Juventude, Naylton Alen, a participação do CRECI-TO é essencial para que o mutirão dê certo. “O CRECI é o maior articulador dessa ação, pelo fato que é o Conselho que tem acesso às imobiliárias e que fez a ponte entre Prefeitura e as imobiliárias”, frisou.
De acordo com ele, devido ao trabalho com diversos segmentos da sociedade, como o que foi realizado com a Marinha e com o Exército, havia a necessidade de vistoriar os imóveis para locação e venda, e poder adentrar nestes locais fará uma diferença positiva no combate ao mosquito.
A ação conta com a participação da Semus, Superintendência da Juventude da Secretaria de Integração Social e Defesa do Consumidor; Infraestrutura, Segurança e Defesa Civil; e Desenvolvimento Econômico.